sexta-feira, 20 de julho de 2012

A VISÃO MISSIONÁRIA


A VISÃO MISSIONÁRIA

Você tem a VISÃO MISSIONÁRIA ?
Nem sempre é fácil responder tal pergunta, pois num mundo cada vez mais voltado para o materialismo são raros os crentes que têm tal visão. Como então saber se tenho ou não a VISÃO MISSIONÁRIA ? Observemos alguns pontos sobre isso:
Há várias visões que Deus dá ao seu povo: 
Visão de Deus : “ Vi o SENHOR...” ( Is 6.1 )
Visão do pecado : “ Ai de mim...” ( Is 6.5 )
Visão da Glória Divina : “ E a glória do SENHOR apareceu ao povo...” ( Lv 9.23 )
Visão missionária : “ Erguei os olhos e VEDE OS CAMPOS...” ( Jo 4.35 ). Apesar da importância das demais visões, nos últimos dias Deus quer que tenhamos a visão missionária em primeiro lugar.
Quem tem a visão missionária ora por missões ( Mt 9.38 )
A oração por missões está entre as 4 menos feitas pelos crentes : a) Orar por Jerusalém ( Sl 122.6 ) ; b) Orar por aqueles que nos perseguem ( Mt 5.44 ) ; c) Orar pela volta de Cristo ( Ap 22.20 ) ; c) Orar por missões ( Mt 9.38 ) [1]. Antioquia orou pelos seus missionários ( At 13.1 ). Assim, vemos que o crente que tem a visão missionária ora pelos missionários, ora pelo sucesso de seu trabalho no campo, ora pelo sustento missionário, ora para que a igreja adquira uma CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA.
            A ) A Oracão e as Missões no Novo Testamento - Jesus orou pelos apóstolos e seu ministério. Esta verdade se observa nos evangelhos. Ele sabia que os apóstolos poriam o fundamento para o estabelecimento e a expansão da Igreja. Segundo  Lc 6:12 e 13  Jesus  orou  antes  de escolher seus missionários. Terceiro Jo 17:15, Jesus rogou  ao  Pai para que os discípulos. A Igreja evangélica avança por meio da oração. No livro de Atos há mais de 30 referências à oração. Os crentes dependeram deste recurso para fortalecer-se e levar o Evangelho por todas as partes. At 6:1-15 revela interessante equilíbrio no que diz respeito à obra social e à extensão do reino de Deus. Enquanto os diáconos atendiam as necessidades das viúvas, que faziam os apóstolos, segundo Atos 6.4?
 B ) A Oração e as Missões Modernas - Para a glória de Deus tem surgido nos últimos séculos uma Igreja cristã numerosa, renovada, dinâmica e com uma visão inspirada pela oração. O pietismo surge como produto da oração. Felipe Spener (1635-1705), Augusto H. Francke (1663-1727) e o conde Nicolaus Zinzerdorf (1700-1760) impulsionaram o movimento pietista por meio da intercessão diante de Deus. Como um caso específico, a Comunidade Morávia estabelecida em Herrnhut desenvolveu  uma  vida  de oração tão eficaz que produziu missionários devotos e influenciou o movimento  metodista  da  Inglaterra. A paixão pela nações se inspira na oração. Em 1723, Robert Miller (na Escócia) publica um folheto pelo qual ensina os crentes a interceder pelo mundo pagão. Em 1747, Jonathan Edwards, através de uma publicação, foi chamado a orar pela expansão do Evangelho. Anos depois, isto influi em Igrejas e ministros batistas na Inglaterra, e reunem periodicamente para orar. como resultado, em 1792 se organiza uma sociedade missionária batista. Carey, como parte desta santa e envolvente unção espiritual,se converte no primeiro missionário desta nova era. No século XIX, homens como Judson (missionário na Birmânia), Hudson Taylor (missionário na China Continental) e muitos mais, se distinguiram por pedir do trono da graça os recursos divinos para fundar Igrejas em países distantes.
1. Desafios de Oração
 Muitos dos povos menos alcançados são isolados por barreiras políticas, religiosas, sociais e espirituais. Eles precisam ser desafiados por um evangelho transcultural, ensinado por servos chamados por Deus. Ore para que eles possam receber a revelação da graça e do poder de Deus. Ore para que igrejas eficazes e frutíferas sejam plantadas. Poucos destes 3500 povos não têm cristãos entre eles, mas, em muitos deles os cristãos consistem em uma pequena minoria, uma média de 1,2% da população. Estes cristãos enfrentam oposições e perseguições.
Igrejas ao redor do mundo necessitam desenvolver uma visão para os povos não alcançados. Ore pelas congregações que já adotaram um deles. Que esta adoção possa levar a um significativo progresso entre um povo adotado. Ore para que mais congregações alcancem esta visão. São necessários discípulos provenientes de todos os povos da terra. Isso significa que é preciso um corpo de crentes em cada povo e, ainda mais, uma igreja que cause impacto em todos os aspectos deste povo. É um objetivo nobre e alcançável, e é também a ponte que trará o Senhor Jesus para sua igreja.
2.Quem tem a visão missionária contribui com missões  (2 Co 9.8 )
A igreja Filipense sustentou por duas vezes o missionário e apóstolo Paulo e a 3ª oferta missionária viera pelas mãos de epafrodito ( Fp 4.16-19 ). Lembremos que o ensino de Cristo foi enfático em relação a dar ( Lc 6.38 ). João Chinês estava só, um tanto contemplativo. De repente chega um amigo seu, o ateu, e lhe interroga nestes termos:  - João qual vai ser primeira coisa que você vai fazer ao chegar no céu?  Ele responde : - A primeira coisa que vou fazer ao chegar lá será percorrer as ruas de ouro e ir ao encontro de Jesus, o adorar e agradecer por haver me salvo! O amigo ateu não se dá por satisfeito e indaga : - Qual será a segunda coisa ?  João Chinês responde : - A segunda coisa que farei será percorrer as ruas de ouro e procurar pelo missionário que veio ao meu país com a mensagem do evangelho e lhe agradecer pela sua parte na minha salvação!  O ateu querendo zombar continua : - Qual será a terceira coisa que você fará no céu então ?? João diz: - A terceira coisa que farei no céu será percorrer as ruas de ouro e procurar as pessoas que contribuíram para que o missionário viesse a China pregar a mensagem da Cruz! O ateu irritado foi embora. Agora pergunto quem estará com você no céu ? você contribui com missões ? Se não contribui corre o risco de estar sozinho no céu, sendo reconhecido apenas por alguns parentes e amigos. Eu tenho certeza que estarei com muitos “Joãos Chineses, Joãos Africanos, etc.” pois tenho feito missões e desafiado e treinado a igreja do Senhor no cumprimento da GRANDE COMISSÃO. [2]
3.Quem tem a visão missionária vai para as missões ( Mc 16.15 ) 
IDE – É a ordem mais abrangente . PREGAI – O maior ofício de um mortal. O EVANGELHO – A maior mensagem. O mundo antigo foi evangelizado pelos apóstolos em 60 anos. Em quase 2000 anos de evangelização da igreja o resultado é :
Existem quase 2000 tribos sem a Bíblia em sua língua. Na África enquanto os cristãos ganham 2 almas, os mulçumanos ganham 7. No mundo inteiro há aproximadamente 5.105 idiomas. Guarde os seguintes dados:  A Bíblia inteira está traduzida em 277 idiomas; O N.T. está traduzido em 518 idiomas; Trechos menores estão traduzidos em 944 idiomas; Não receberam sequer uma parte 3.364 idiomas.


[1] Biblia de Estudo Thompson, Ed.vida, SP, 1995.
[2] O CLAMOR DO MUNDO, Osvald Smith, Ed.Vida, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário